ISO 9001:2015, VOCÊ ESTÁ PREPARADO?

A ISO 9001:2015 entrou em vigor em outubro de 2015 e trouxe uma nova abordagem para entender e gerenciar qualidade nas organizações.A ISO 9001 teve sua primeira versão publicada em 1987 e desde essa data vem mudando e evoluindo juntamente com as novas expectativas do mercado. A figura 1 mostra um pouco dessa evolução e nos permite projetar o quanto ainda iremos vivenciar de mudanças com a gestão baseada na qualidade.

Figura 1 – Evolução da norma ISO 9001

Neste exato momento faltam menos de 11 meses para a ISO 9001:2008 deixar completamente o mercado e dar espaço apenas para as organizações que se certificaram ou atualizaram seu sistema de gestão da qualidade para a versão 2015.De acordo com dados do INMETRO(www.certifiq.inmetro.gov.br)apenas 7% (Figura 2) das empresas certificadas ISO 9001 no Brasil estão com seus Sistema de Gestão da Qualidade atualizado para a versão 2015, ocorre que 2/3 do tempo para adaptação já passou e 93% dos empresários brasileiros ainda não buscaram a atualização.

Fonte: INMETRO, 2017

Figura 2 – Empresas certificadas ISO 9001 no Brasil

 

VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MUDANÇAS?

ESTRUTURA DE ALTO NÍVEL: A versão 2015 segue a mesma estrutura geral de outras normas de sistema de gestão ISO (estrutura de alto nível), tornando mais fácil para qualquer um usar múltiplos sistemas de gestão, ou seja, gerenciar sistema integrados.

RISCOS E OPORTUNIDADES: Uma das principais mudanças da revisão 2015 foi o estabelecimento de uma abordagem sistemática de risco, em vez de tratar a “prevenção” como um componente separado do sistema da qualidade. Nas edições anteriores a ação preventiva era tratada como cláusula separada do todo. Usar o pensamento baseado no risco, faz o “prevenir” torna-se uma ação proativa e não apenas reativa, melhorando significativamente o desempenho das organizações.

PARTES INTERESSADAS: Não apenas os clientes precisam ser atingidos, agora a organização deve também concentrar seus esforços no atendimento das necessidades e expectativas de cada parte interessada, devido ao seu efeito ou potencial efeito sobre a capacidade da organização para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e demais requisitos aplicáveis.

 GESTÃO DE MUDANÇA:A abordagem às mudanças tornou-secomponente mais importante para o sucesso continuado e sustentado, uma vez que mudanças mal planejadas podem impactar sobre a capacidade de a organização manter seu compromisso com a qualidade. Mudar é algo “bem-vindo”, mas deve ser feita sempre pensando no atendimento dos requisitos do cliente e na capacidade a integridade do SGQ. As mudanças são muitas e o tempo é curto, é hora de as organizações correrem para as adaptações, caso contrário podem perder certificados ou entrar em novos ciclos de auditoria, em vez de um simplesup grade.

Procure a LF, estamos aqui para ajuda-los nesse processo de transição, com agilidade e sem custos elevados.



WhatsApp chat